sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Onde estão as idéias inovadoras? Ou... nossas SUPER ações


Se superar é uma arte invejável e contagiante. Seja o combate de uma mania ou a mudança de um simples hábito, algumas ações possuem um efeito transformador de tornar uma simples iniciativa em um fato marcante. Essa semana o mundo chegou aos 7 bilhões de habitantes e mesmo não conseguindo ter a idéia da grandiosidade de tal número, resta-nos a sensação de que tudo já foi pensado ou feito: onde estão os novos pensadores? Onde vivem os novos Freud's, Galileus e demais gênios de outrora? Onde estão as novas idéias que vão mudar o mundo e transformar para sempre o rumo da humanidade?






Nós viramos nossos gênios diários com o poder de mudar tudo o que vem pela frente, ao menos para a nossa vida. Na realidade, estamos vivenciando uma verdadeira crise filosófica, passando da expectativa das grandes idéias para o desafio das pequenas ações: aprender a ter paciência, tolerar mais os defeitos dos outros, conseguir confiar nas pessoas e seguir acreditando nos sonhos. Nunca fomos tantos, embora também nunca estivemos tão solitários e individualistas. Vencer esse encapsulamento diário certamente é um desafio genial, mesmo que nunca sejamos reconhecido por isso com um prêmio Nobel. Nossas genialidades se manifestam anonimamente em não desistir diante das pequenas coisas do cotidiano, em transformar ações em "SUPER-AÇÕES".






Dentre essas ações, não poderíamos deixar de citar o evento realizado no ultimo sábado dia 29 de outubro de 2011 no CTG Fronteira da Amizade : a I Costelada e II Baile do Sóbrio do CAPS de Porto União. Estiveram presentes autoridades, familiares, amigos, toda equipe de profissionais do CAPS e, claro, as estrelas da noite: o Grupo de Danças Tchecaps. Fizemos bonito, deu tudo certo, digo, nos superamos. Meses e meses de ensaio, onde todo esforço é dado por cada um, deixando de lado algumas particularidades e mudando nossos próprios horários para estarmos juntos. Sou suspeitíssima para falar, pois faço parte do grupo, mas, como fã, de fora vejo que realmente são brilhantes. Não há quem não brilhe e não se supere a cada apresentação, afinal, não é a toa que fomos convidados a representar o Brasil em Córdoba no 10° Congresso Internacional de Saúde Mental e Direitos Humanos.






No nosso grupo temos diversas dificuldades, que passam invisíveis aos olhos de quem vê de fora. Essa é a nossa intenção, ultrapassar e enfrentar tudo aquilo que nos travou um dia. Assim fizemos, o baile foi lindo, superou expectativas e emocionou. Maravilhoso é ver um projeto de tempos ser realizado com tanta cautela e eficiência. Eu, em nome de todos os usuários agradeço a equipe de profissionais do CAPS, é por toda credibilidade e competência de cada um deles que chegamos ao nível que estamos.






Toda ajuda e apoio foi muito bem vindo, obrigada a todas as pessoas comprometidas com o nosso evento. Digo NOSSO, porque é assim que sentimos. Porque apesar das diferenças, são nas pequenas ações como estas, que percebemos que não conseguimos nada sozinho, é sempre importante um apoio ou a mão de alguém para concretizar grandes realizações. Sendo assim, fomos contemplados e elogiados com glória, vale a pena todo esforço e dedicação, pois não há valor que pague a emoção que sentimos em receber sorrisos, aplausos e reconhecimento. Agora, nos resta continuar, temos mais algumas etapas pela frente e não há nada que nos faça desistir, nem desanimar.






Falta pouco, muito pouco, o que parecia tão distante agora está diante dos olhos, onde praticamente tocamos com as mãos. Faremos por merecer, acreditamos. Acreditar nos sonhos e nos milagres invisíveis, nos faz continuar acreditando também na humanidade, seja na solidão de nossos pensamento ou diante de 7 bilhões de expectadores. Acreditar que podemos mudar e podemos colocar nossos pensamentos e desejos em ação é uma genialiadade anônima e silenciosa que nos torna humanos... demasiadamente humanos. Diante das SUPERAÇÕES de cada dia.


Texto de Eduardo Ilha Bagolin / Marcelli Neris

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada!